Percebemos crianças e adolescentes como indivíduos de direitos e reconhecemos a necessidade de uma política global e articulada que abrace as diferentes necessidades nessa fase da vida, que não se limite apenas à educação e a preparação para o mercado de trabalho. Numa perspectiva para o desenvolvimento integral desses indivíduos, a fim de prepará-los para a vida adulta, buscamos combinar processos formativos com processos de experimentação e construção de trajetórias que incluam a inserção no mundo do trabalho, a definição de identidade, a vivência da sexualidade, da sociabilidade, o desfrutar do lazer, a criação cultural e a participação social. Nessa direção, nossos programas e parcerias constroem espaços, ações e atividades que permitem a vivência dessas crianças e adolescentes, promove a formação em habilidades e consciência necessárias para que eles sejam capazes de pensar e planejar suas próprias vidas a partir de seus interesses, aliados a responsabilidade social de cidadão. Nossa contribuição é efetivar de forma positiva o processo de formação dessas crianças e adolescentes. Para isso, constituímos uma equipe de profissionais em diferentes áreas do conhecimento, bem como a definição de uma sistemática de trabalho, que inclui uma constante reflexão sobre a prática pedagógica e o esforço de nos aproximarmos das questões territoriais candentes e latentes em busca da formulação de possíveis problemas, e a partir disso, mobilizarmos conhecimentos existentes necessários de serem produzidos, como forma de lidar com os problemas que enfrentam.
Com o intuito de investir seus melhores e maiores recursos no desenvolvimento de uma experiência inovadora de educação comprometida com crianças e adolescentes em risco e alta vulnerabilidade social, que a Associação Bem Comum definiu os seguintes objetivos :
Defender a inclusão social no âmbito da educação ao apoiar estudantes selecionados em escolas públicas do ensino médio, localizadas em áreas de altos índices de pobreza e violência da cidade de São Paulo.
Constituir grupos de crianças e adolescentes em diferentes situações com relação à vida escolar para vivenciarem processos de formação. São crianças e adolescentes que ainda frequentam a escola, concluíram o ensino médio, ou que abandonaram a escola.
Constituir-se como um espaço de referência na zona sul de São Paulo para que jovens possam se encontrar para vivenciar diferentes experiências e opinar nos processos de formação de forma mais autônoma.
Consolidar um ambiente que ofereça novas situações de aprendizagem para que crianças, adolescentes e educadores se desenvolvam, apropriando-se da cultura, reelaborando suas experiências e visões no mundo e de mundo, com a finalidade de se reposicionar quanto à perspectiva de vida e de inserção socioprofissional.
Dentro do processo de construção do projeto político-pedagógico do programa, vale ressaltar a etapa de construção e validação de um programa curricular desenhado pela equipe de maneira participativa e dialógica, a fim de que o currículo possa ser uma experiência de integração de saberes, compreendendo INTEGRAÇÃO como: o interrelacionar dimensões ou ideias de modo a construir um todo que faça sentido e INTERAÇÃO como: trocar experiências a partir das vivências próprias e de outros em novos espaços, com objetivo de enriquecer as experiências de vida e a conformação de seus projetos.
Todos que destinam e confiam recursos a nós seja doadores, patrocinadores ou editais, estão conosco nessa causa. Para nós é muito importante a prestação de contas, não só para doadores ou parceiros mas também para toda sociedade, utilizamos os recursos investidos com eficiência e muito cuidado, sempre em prol de nossas ações!
Um grupo de profissionais que trabalha o desenvolvimento integral de indivíduos por meio de ferramentas educacionais e espaços de aprendizagens significativas.
© Bem Comum – Todos os direitos reservados 2024.