Missão

Somos um grupo de profissionais, que trabalha para o desenvolvimento integral dos indivíduos, por meio de ferramentas educacionais e espaços de aprendizagens significativas, com o intuito de inspirar o Bem Comum. Inspirar o Bem Comum é agir para apoiar pessoas, e também, enfrentar as injustiças e somar com atitudes que fortaleçam a equidade, a solidariedade e a vida digna, tendo em vista a garantia dos Direitos Humanos.

Visão

Acreditamos na força da empatia, do cuidar de si e do outro para mudar a realidade da própria vida e do mundo. Trabalhamos essa crença no sujeito vulnerável para que ele possa mudar sua própria realidade.  

Valores

Respeito, acolhimento, cooperação, transparência, empatia, solidariedade, inclusão, justiça social, ética, equidade e diversidade.

Objetivo Geral Institucional

Percebemos crianças e adolescentes como indivíduos de direitos e reconhecemos a necessidade de uma política global e articulada que abrace as diferentes necessidades nessa fase da vida, que não se limite apenas à educação e a preparação para o mercado de trabalho. Numa perspectiva para o desenvolvimento integral desses indivíduos, a fim de prepará-los para a vida adulta, buscamos combinar processos formativos com processos de experimentação e construção de trajetórias que incluam a inserção no mundo do trabalho, a definição de identidade, a vivência da sexualidade, da sociabilidade, o desfrutar do lazer, a criação cultural e a participação social. Nessa direção, nossos programas e parcerias constroem espaços, ações e atividades que permitem a vivência dessas crianças e adolescentes, promove a formação em habilidades e consciência necessárias para que eles sejam capazes de pensar e planejar suas próprias vidas a partir de seus interesses, aliados a responsabilidade social de cidadão.

Nossa contribuição é efetivar de forma positiva o processo de formação dessas crianças e adolescentes. Para isso, constituímos uma equipe de profissionais em diferentes áreas do conhecimento, bem como a definição de uma sistemática de trabalho, que inclui uma constante reflexão sobre a prática pedagógica e o esforço de nos aproximarmos das questões territoriais candentes e latentes em busca da formulação de possíveis problemas, e a partir disso, mobilizarmos conhecimentos existentes necessários de serem produzidos, como forma de lidar com os problemas que enfrentam.

Objetivo Institucional

Com o intuito de investir seus melhores e maiores recursos no desenvolvimento de uma experiência inovadora de educação comprometida com crianças e adolescentes em risco e alta vulnerabilidade social, que a Associação Bem Comum definiu os seguintes objetivos :

PROPOSTA

Objetivo Geral

Consolidar um ambiente que ofereça novas situações de aprendizagem para que crianças, adolescentes e educadores se desenvolvam, apropriando-se da cultura, reelaborando suas experiências e visões no mundo e de mundo, com a finalidade de se reposicionar quanto à perspectiva de vida e de inserção socioprofissional.

Desenho Curricular

Dentro do processo de construção do projeto político-pedagógico do programa, vale ressaltar a etapa de construção e validação de um programa curricular desenhado pela equipe de maneira participativa e dialógica, a fim de que o currículo possa ser uma experiência de integração de saberes, compreendendo INTEGRAÇÃO como: o interrelacionar dimensões ou ideias de modo a construir um todo que faça sentido e INTERAÇÃO como: trocar experiências a partir das vivências próprias e de outros em novos espaços, com objetivo de enriquecer as experiências de vida e a conformação de seus projetos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver mecanismos para que os jovens possam desenhar seus projetos de vida
  • Contribuir com a formação profissional de educadores do programa para que atuem como intelectuais reflexivos, o que implica na sistematização de suas práticas pedagógicas coletivas e individuais;
  • Incentivar os jovens a dar continuidade aos estudos como forma de capacitação para uma carreira profissional;
  • Estimular o intercâmbio dos educadores e jovens de outras realidades institucionais e territoriais, de modo a favorecer a troca de experiências e o conhecimento mútuo sobre outras possibilidades de ação educativa, sobre as variadas formas de vivência da condição juvenil e realização do trabalho pedagógico;
  • Utilização de leitura e escrita, assim como outras formas de linguagem, que auxiliem na informação, aprendizado, expressão, e planejamento, além da apreciação da dimensão estética de produções artístico-culturais;
  • Utilização das tecnologias de comunicação e informação necessárias para a busca de informações à inserção socioprofissional;
  • Elaboração de um projeto de desenvolvimento pessoal e profissional considerando as potencialidades e necessidades de aprendizagem pessoais e as características do contexto social imediato e mediato.

TRANSPARÊNCIA

Todos que destinam e confiam recursos a nós seja doadores, patrocinadores ou editais, estão conosco nessa causa. Para nós é muito importante a prestação de contas, não só para doadores ou parceiros mas também para toda sociedade, utilizamos os recursos investidos com eficiência e muito cuidado, sempre em prol de nossas ações!

Relatórios Anuais de Atividades